Construções

Projeto Acústico para Edificações

Consiste em projetar condições acústicas adequadas para estabelecer na edificação, o conforto e a privacidade necessária para os ambientes que a compõem. Os projetos acústicos são desenvolvidos para atender a legislação vigente, e seguem as recomendações das normas, NBR 10151/00 (Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade), NBR 10152/87 que trata do Conforto Acústico, e atender os limites estabelecidos pela Norma de Desempenho NBR 15575/2013, capítulo especifico que trata do desempenho acústico das edificações habitacionais.

Através do projeto acústico, estuda-se o que foi definido no projeto arquitetônico, e avaliados os pontos considerados críticos que possam causar futuros problemas na acústica da edificação. São avaliados os sistemas de pisos, paredes internas e externas, portas, janelas, hidrossanitário, sistema de ar condicionado e ventilação, chillers, casas de máquinas, geradores, spas, desempenho acústico de ambientes, como salões de festas, espaço gourmet e piscinas.

Correção  Acústica de Ambientes

Proceder na correção acústica de um ambiente significa projetar soluções que confiram uma melhor audibilidade no recinto, adequando-o ao fim a que se destina.

O que deve ser observado:

Correção da reverberação interna do ambiente, através do estudo do tempo de reverberação compatível com a atividade ali desenvolvida, com vistas ajustar a distribuição sonora e qualificar a acústica do recinto.
Implantar correções no isolamento acústico das superfícies e elementos que compõem o ambiente, a fim de isolar os ruídos indesejados produzidos, interna e externamente a ele.

Locais que deverão ser estudados:

Recintos com vocação ao uso da fala, salas de aula, auditórios, salas de reuniões, salas comerciais, auditórios, salões de festas, espaço gourmet, restaurantes….

Um ambiente acusticamente ajustado, proporciona o conforto acústico necessário ao bem estar de seus usuários.

 Avaliação de Desempenho Acústico de Construções